Renato Mamão é eleito novo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba

O atual, Romeu Martins, irá compor a direção executiva como vice.

Terminou na noite da última quarta-feira, dia 6, o processo eleitoral do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba, o primeiro no modelo dos CSEs (Comitês Sindicais por Empresa).

Nesse segundo turno, que elege a direção executiva, o conselho da direção e o conselho fiscal, foi registrada chapa única. A apuração terminou às 20h45. Ao total das dez urnas, foram contabilizados 2.827 votos válidos. Brancos e nulos somaram apenas 3%.

Renato Marcondes de Oliveira, o “Mamão”, da Confab Tubos, foi eleito novo presidente. O atual, Romeu Martins, irá compor a direção executiva como vice.

Segundo Romeu, que é da Gerdau, o fato da categoria ter um presidente sindical da Confab é importante para o movimento.

“Isso é inclusive uma proposta da CUT, e que foi muito defendida por nós na campanha anterior, de se fazer um revezamento no sindicato, para dar mais dinamismo. Fiz questão de incluir no estatuto uma cláusula determinando que nenhum presidente possa ter mais de dois mandatos consecutivos”, disse.

“Nesse novo mandato eu ainda poderia ser reeleito, mas temos outros projetos e com certeza o Mamão irá conduzir a categoria com muita competência”, completou.

Outros fatores positivos marcam a eleição do sindicato, como o aumento no número de sindicalistas e do número de fábricas com dirigentes sindicais, também a vinda de mulheres e dos metalúrgicos aposentados para a direção.

Confiança. O novo presidente eleito, Renato Mamão, agradeceu a participação dos trabalhadores na implantação do novo modelo sindical do CSE.

“Os trabalhadores estão de parabéns pelo exemplo de união que deram nas urnas nesses dois turnos. O CSE, que tanto defendemos nesses anos, está implantado. Quero agradecer a todos pela confiança no nosso trabalho e dizer que os metalúrgicos de Pinda estão fortalecidos com isso.”

Mamão também destacou a união da atual direção do sindicato. “Houve consenso entre a diretoria para a inscrição de chapa única e a transição está ocorrendo de forma natural. Fico feliz de ver que todo o processo eleitoral transcorreu bem, sem nada daquele tumulto que ocorreu no passado. Quem ganha com isso são os trabalhadores.”

CSE. O presidente da FEM-CUT/SP, Valmir Marques (Biro Biro), parabeniza a realização da eleição em Pinda, que aconteceu de forma tranquila e em ambiente democrático.

“Pela primeira vez, os metalúrgicos de Pinda viverão um período com organização no local de trabalho, graças à criação dos Comitês Sindicais por Empresa, que é um avanço da nossa luta na defesa dos direitos da categoria.”

Pinda é o quinto sindicato do Estado a implantar o CSE. Também já aderiram a esse sistema os sindicatos metalúrgicos do ABC, Salto, Sorocaba e Taubaté.

Fonte: Mundo Sindical (SP)