Receita Federal espera receber 28,8 milhões de declarações no IR 2016

Apesar de ainda faltarem dois meses para o início da entrega do Imposto de Renda à Receita Federal referente ao ano de 2015, que ocorrerá em 1º de março de 2016, os contribuintes já podem se preparar antecipadamente para não cometerem nenhum engano. O prazo final de entrega será em 29 de abril, uma sexta-feira.De acordo com a Receita Federal, alguns valores já estão definidos, como a tabela para calcular o imposto e as principais deduções (despesas com educação, dependentes etc.) permitidas para quem usa o modelo completo.

Segundo informações da Folha de S.Paulo, caso as mesmas regras dos últimos anos seja mantida, a Receita deverá receber entre 28,5 milhões e 28,8 milhões de declarações do IR neste ano (27,9 milhões em 2015).

Pelas regras divulgadas até agora pela Receita, terão de declarar em 2016 os contribuintes que tiverem renda tributável (salários, aposentadorias, aluguéis etc.) acima de R$ 28.123,91 em 2015.

No entanto, embora não esteja obrigado a declarar, o contribuinte que recebeu até esse valor em 2015 (e que pagou IR na fonte) é obrigado a declarar para ter a restituição, uma vez que a Receita não devolve o dinheiro a quem não declara.

Fonte: Notícias ao Minuto

Deixe um comentário