Número de famílias com dívidas cresce em agosto

O número de consumidores endividados aumentou em agosto, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O porcentual de famílias com dívidas passou de 63% em julho para 63,6% este mês. A fatia de endividados também foi maior do que a registrada há um ano, quando estava em 63,1%.

Segundo a CNC, o aumento no endividamento ocorreu nas duas faixas de renda pesquisadas. Entre as famílias que ganham até dez salários, o porcentual que declarou possuir dívidas subiu para 64,8% em agosto, enquanto na faixa com renda acima de dez salários mínimos, passou para 57,6%.

Em agosto, as famílias que possuíam dívidas tinham 29,7% da renda comprometida com o pagamento das parcelas, acima dos 29,4% registrados em agosto de 2013. “As famílias estão com a renda mais comprometida pelo aumento no custo do crédito”, disse a economista Marianne Hanson, da CNC.

Fonte: O Popular