No Grande ABC, 90% têm aumento

A campanha salarial dos metalúrgicos na região está próxima do fim

A campanha salarial dos metalúrgicos na região está próxima do fim. A bancada patronal do Grupo 8 (que reúne os setores de trefilação, laminação de metais ferrosos; equipamentos ferroviários, rodoviários, entre outros) assinou nesta semana acordo coletivo com a FEM (Federação dos Metalúrgicos de São Paulo da CUT), de 8% de aumento salarial. No Grande ABC a decisão contempla 12,7 mil trabalhadores do Grupo 8 (das indústrias de São Bernardo, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra), segundo levantamento do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC – 12% da base.

Até o momento, com as assinaturas, 90% dos trabalhadores na base do sindicato já conquistaram o índice salarial, incluindo os funcionários das montadoras que têm acordo que vale por dois anos (fechado em 2011). “Essa conquista foi importantíssima, pois os patrões do G-8 estavam irredutíveis na mesa de negociação”, afirmou Nelsi Rodrigues, o Morcegão, coordenador em São Bernardo. “Foram precisas muita pressão e mobilização da companheirada para eles destravarem as conversas”, cita o dirigente (veja arte acima).

Assim como no setor de fundição e no Grupo 2 (máquinas e eletrônicos), o acordo garante reajuste salarial de 8%, sendo 5,39% de reposição da inflação, e mais 2,5% de aumento real. O pagamento será feito em duas vezes: 7% retroativo à data base da categoria (1º de setembro), e 1% em março.

Vale lembrar que mesmo as empresas que já procuraram o sindicato para fechar acordo devem esperar negociação direta com a FEM, em nome de 14 sindicatos da categoria no Estado, com total de 249 mil trabalhadores. “Estamos na reta final da nossa campanha. Estimamos que 90% da nossa base garantiu 8% de reajuste salarial, e isso foi alcançado graças ao poder de mobilização e organização dos nossos sindicatos”, abrevia o presidente da federação, Valmir Marques, o Biro Biro.

ACORDOS FUTUROS

Na segunda-feira (26) será a vez do setor de estamparia assinar acordo, no mesmo formato do G-2, G-8 e fundição. A federação continua as negociações com os demais setores – Grupo 3 (autopeças, forjarias) e Grupo 10 (lâmpadas e material bélico).

Fonte: Diário do Grande ABC