Movimento no comércio recua 3,3% em março, diz Serasa

O movimento dos consumidores no comércio do país recuou 3,3% em março, frente a fevereiro, segundo levantamento da Serasa Experian, divulgado nesta sexta-feira (4). Na comparação com um ano antes, a queda foi de 1,6%. Com este resultado, o movimento dos consumidores no comércio fechou o primeiro trimestre de 2014 com alta de 3,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o desempenho de março foi fortemente influenciado pelo feriado do carnaval que, em 2014 caiu em março, diminuindo o fluxo dos consumidores nas lojas.

“Com relação ao resultado do primeiro trimestre (alta de 3,3%), este resultado foi significativamente inferior ao registrado no primeiro trimestre do ano passado (expansão de 12,9%). O encarecimento do crédito, a alta da inflação e a baixa disposição dos consumidores em ampliar seus níveis de endividamento explicam o enfraquecimento do varejo na comparação interanual”, disse a Serasa, em nota.

Entre os setores analisados pela pesquisa, a maior queda ocorreu nas lojas de material de construção (11,0%), seguido pelos recuos de 5,7% no ramo de veículos, motos e peças e de 5,0% em móveis, eletroeletrônicos e informática. Na sequência, estão os segmentos de combustíveis e lubrificantes (-3,5%), supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-2,7%) e tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-1,7%).

No acumulado no ano, a atividade varejista cresceu 3,3%, liderada pelo setor de combustíveis e lubrificantes (4,0%), supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (3,3%) e material de construção (2,8%).

Por outro lado, foi registrada queda nos segmentos de móveis, eletroeletrônicos e informática (-0,3%), veículos, motos e peças (-1,2%) e tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-2,3%).