Metalúrgicos lideram em número de acidentes de trabalho em Piracicaba

Setor teve 1.902 casos registrados até setembro deste ano, parcela de 24%. Previsão é que ano termine com 10 mil ocorrências, de acordo com Cerest.

O setor metalúrgico de Piracicaba (SP) lidera o ranking de acidentes de trabalho em 2013 até o mês de setembro, conforme levantamento do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). De janeiro a setembro deste ano foram registrados 1.902 acidentes, o que corresponde a 24% do total do município, que é de 8.037. A previsão é que o ano termine próximo de 10 mil acidentes.

Conforme as estatísticas do Sistema de Diagnóstico e Vigilância de Acidentes de Trabalho (Sivat), os setores do comércio e construção ocupam, respectivamente, o segundo e terceiro lugar no ranking de acidentes. Entre os comerciantes, 941 acidentes foram registrados, o que representa 12%, enquanto, na construção, 918 pessoas se acidentaram.

Os tipos de acidentes são os mais variados, desde explosões e incêndios e batidas de carro a lesões por movimentos repetitivos. O acidente que lidera a lista é a batida de membros, que registrou 1.166 casos em 2013. Em seguida vem os acidentes com máquinas, que foram 1.028. Já os acidentes envolvendo cortes foram 956, enquanto as quedas de objetos foram 748.

Nos últimos cinco anos, Piracicaba teve média de 10 mil acidentes de trabalho por ano. Nessa meia década, o número mais baixo foi de 9.044 e  o mais alto foi de 10.210 ocorrências.

Desde 2003, o Cerest implantou o Relatório de Atendimento ao Acidentado do Trabalho (Raat) que é coletado semanalmente em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais e empresas da cidade.