Metalúrgicos fazem mobilização por campanha salarial em Gravataí

Atos foram realizados nesta quarta e quinta-feira no município da região metropolitana

O Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí realizou assembleia em frente às fábricas ao longo desta quinta-feira (26). A categoria reivindica reajuste salarial de 10%. Para esse ano os trabalhadores optaram em discutir apenas as cláusulas econômicas. A mobilização foi feita na entrada e saída dos turnos na fábrica da TDK e da Mundial. Ao final, os sindicalistas fizeram também encontro no CTG Aldeia dos Anjos, no Centro de Gravataí. A partir de agora o Sindicato vai formalizar a proposta que será entregue na próxima semana ao Sinmetal – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico do Estado do Rio Grande do Sul. A data-base da categoria é 1o de setembro.

No ano passado a negociação enfrentou duros impasses tendo tido, inclusive, culminado com a paralisação dos trabalhadores. Na ocasião, a fábrica multinacional de componentes eletrônicos TDK manifestou interesse em remunerar seus trabalhadores com apenas R$ 300 referentes ao Programa de Participação de Lucros e Resultados (PLR). Após a paralisação total das atividades que iniciou no dia 21 de maio de 2011, a empresa resolveu negociar com o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, que conquistou o aumento do índice para R$ 800. A remuneração beneficiou mais de 1200 trabalhadores de Gravataí.

Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí

O Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí representa aproximadamente 14 mil funcionários dos setores metalmecânico, eletroeletrônicos, autopeças e montadoras de automóvel. Abrange aproximadamente centenas de empresas do município de Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, entre elas a Montadora General Motors e Sistemistas.

Fonte: SEGS