Metalúrgicos de São José protestam contra GM no Salão do Automóvel

Movimento protesta contra plano de demissões da empresa

Cerca de 120 metalúrgicos realizaram um protesto, na tarde deste sábado (27), nas imediações do Pavilhão de Exposições do Anhembi, contra o plano de demissão da General Motors para a fábrica de São José dos Campos. Os manifestantes saíram da Avenida Olavo Fontoura, às 14h, e seguiram a pé até o recinto de exposições.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, que organizou o movimento, participaram do protesto os trabalhadores que estão com os contratos de trabalho suspensos até 2013.

A manifestação terminou por volta das 15h30, no portão principal do Salão do Automóvel. Com faixas, apitos e cartazes, eles cobraram medidas para a manutenção dos empregos.

PDV

Há exatamente um ano, a GM abriu um PDV em todas as fábricas do país. O foco eram funcionários do setor administrativo e o pessoal do setor produtivo (horistas) de São José dos Campos. O pacote contou com a adesão de 550 trabalhadores.

A justificativa na época relacionou a redução no efetivo ao fato da empresa ter concentrado a produção de novos modelos em São Caetano do Sul e Gravataí, unidades que contrataram.

Oito meses mais tarde, em junho deste ano, um novo PDV desligou 356 funcionários. A justificativa foi adequar a produção da fábrica à demanda do mercado.

O último PDV do período foi aberto em setembro, pouco depois que a GM confirmou a intenção de fechar o MVA – que empregava 1.840 funcionários. O programa continua aberto e até o momento contou com 232 adesões.

A empresa confirma que possui atualmente um excedente de mão de obra e não descarta demitir após 26 de janeiro – prazo final da suspensão dos contratos de trabalho, o chamado layoff, de 824 trabalhadores e data prevista para o encerramento das atividades no MVA, onde trabalham atualmente 900 operários. Os dados são do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos.

Fonte: G1.com