Metalúrgicos de Guarulhos: Mais de 1.200 trabalhadores mobilizados em cinco assembleias aprovam PLRs

Além do aumento da PLR, os trabalhadores passarão a receber cesta-básica

Trabalhadores de cinco empresas foram mobilizados pelo Sindicato neste início de semana, para debater e votar propostas de Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR). Mais de 1.200 companheiros acompanharam as assembleias na Iochpe-Maxion (ex-Borlem) e FW Cobertec, no Itapegica; Stamp Cort (Cidade Satélite, Cumbica), GVS/VGN (Terra Preta, Mairiporã) e Inec (Parque Brasília).

Na FW Cobertec, além da PLR de 2012 subir 80% em relação ao ano passado, os cerca de 120 funcionários tiveram outra boa notícia: A negociação teve uma conquista no fornecimento de cesta-básica. Antes, era descontado R$ 20,00 de cada funcionário, independente de seu salário. Agora, quem ganha menos vai pagar menos. Foi negociado um mínimo de R$ 1,20, e um máximo de R$ 17,00. Ou seja, mesmo para quem ganha mais, o valor da cesta diminuiu.

A PLR de 2012, que subiu 80%, será paga agosto deste ano e em março de 2013. A assembleia, realizada segunda-feira (4) à tarde, foi conduzida pelo nosso secretário-geral Heleno Benedito da Silva e pelos diretores Pedro Pereira da Silva (Zóião) e Augusto Valdomiro Knupp.

Iochpe-Maxion (ex-Borlem) – A PLR deste ano pode chegar a R$ 3.750,00, desde que cumpridas as metas. A assembleia, segunda à tarde, foi conduzida pelo vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça), Heleno e os diretores Elizeu Sipriano de Paula e José Carlos Santos Oliveira (Chorão). O benefício é maior este ano para os cerca de 700 funcionários. Na primeira parcela, em junho, será pago R$ 1.600,00. A segunda, com verificação de metas, sai em janeiro de 2013.

Stamp Cort – A Participação de 2011 subiu 20% sobre o ano anterior e será paga aos 22 trabalhadores em junho e julho. Assembleia aconteceu nesta terça-feira (5) pela manhã, conduzida pelo diretor Alex Lima.

Terra Preta – Os diretores Cabeça, Knupp e Ricardo Pereira de Oliveira estiveram com os cerca de 360 companheiros da GVS/VGN, em Terra Preta (Mairipoirã). O benefício, referente a 2012, será pago em julho deste ano e até fevereiro de 2013.

Inec – Já os diretores Josete Machado Filho (Pepe) e Eronides Rafael Galdino (Lula) conduziram assembleia nesta terça-feira com os 15 companheiros desta fábrica. A PLR deste ano subiu 21,4% e será paga em julho.

Fonte: Mundo Sindical (SP)