SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS E DE MATERIAL ELÉTRICO DE GOIÂNIA – SINDMETAL – GO

Menu

Metalúrgicos de Caxias do Sul elegem nova diretoria

O presidente da entidade, Assis Melo, destacou a importância da eleição, por se tratar de um momento em que se cria a expectativa de trabalho na entidade

Dos 11.246 trabalhadores aptos a votar, 7.141 compareceram às urnas nos dias 18, 19 e 20 para eleger a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região. A eleição da diretoria da entidade para os próximos três anos foi realizada nos dias 18, 19 e 20, em mais de 600 empresas. A chapa única, encabeçada pelo atual presidente Assis Melo (foto), com Leandro Velho como vice, foi reeleita, com 97,1 % dos votos.

O presidente da entidade, Assis Melo, destacou a importância da eleição, por se tratar de um momento em que se cria a expectativa de trabalho na entidade. “Embora seja eleição de chapa única, o que representa continuidade ao trabalho, precisamos aprofundar as mudanças e o Sindicato tem cada vez mais o compromisso de representar a categoria e os interesses dos trabalhadores como um todo, por isso esperamos desempenhar um trabalho forte para buscar novas conquistas”. O presidente acrescentou que, mesmo sendo uma chapa de continuidade, houve mudanças tanto na executiva quanto na direção-geral.

De acordo com o presidente da comissão eleitoral, Henrique Firmiano, a eleição transcorreu tranquilamente com coleta de votos em praticamente todas as empresas metalúrgicas e de material elétrico. “Essa eleição representa neste momento o debate dos trabalhadores sobre o rumo que a continuidade do trabalho da diretoria do Sindicato deverá desempenhar”.

Nas empresas do Grupo Randon, na Marcopolo e na San Marino Ônibus e Implementos os votos foram depositados em urnas fixas. Nas demais metalúrgicas, a votação ocorreu em urnas itinerantes. Mas não foram apenas os trabalhadores empregados que puderam votar. Os aposentados também compareceram à sede e subsedes para exercer o seu papel democrático. “Sou associado há 30 anos e mesmo, aposentado, continuo participando das atividades porque acho importante ajudar a fortalecer a categoria e auxiliar nas decisões”, afirmou o operador de máquinas aposentado, José de Alencar de Lima, 52 anos, após votar na sede, em Caxias do Sul.

O presidente reeleito do Sindicato, Assis Melo, que atualmente exerce mandato como deputado federal eleito em 2010, deverá continuar por mais um mandato à frente da entidade.

Metalúrgicos de outros estados acompanham eleição em Caxias

Sindicalistas de diversas cidades gaúchas e de outros estados estiveram em Caxias do Sul nesta semana acompanhando a eleição do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região. Além de auxiliar no transporte das urnas, na coleta e na apuração dos votos, os visitantes conheceram o trabalho e a  estrutura do Sindicato, que é referencia no movimento sindical em todos o Brasil.

Para o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim, Gleyson Borges,  que tem em sua base territorial 43 metalúrgicos, ter participado da eleição como mesário na Randon foi importante, pois possibilitou o contato com os trabalhadores daqui. “O trabalhador sofre pressões do meio em que está, mas os problemas são os mesmos aqui e lá em Minas, a exploração é a mesma, as condições de trabalho são as mesmas”.

A avaliação é reiterada pelo secretário-geral da Federação Interestadual dos Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (FIT Metal) e coordenador jurídico do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, Wallace Paiz de Aragão, que foi mesário na Marcopolo. “Existem peculiaridades em cada lugar, mas as lutas, no geral, são as mesmas”. Para Wallace, o Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região tem servido de exemplo para outras entidades devido à visão avançada em todas as áreas. “O Minuto Metalúrgico é uma coisa que deveria ser adotada por todas as entidades como forma de comunicar as lutas e as conquistas da categoria”, avalia.

Fonte: Sindmetal Caxias do Sul

Deixe um comentário