Mercado prevê inflação maior em 2013

De acordo do Boletim Focus o IPCA, no final de 2013, subiu para 5,85%

Analistas de mercado voltaram a elevar a projeção de inflação para este ano apesar da expectativa de continuidade no processo de alta dos juros iniciado no primeiro semestre pelo Banco Central.

Praticamente estável desde o final de agosto, a projeção para o IPCA no final de 2013 subiu para 5,85% nesta segunda-feira, de acordo com dados do Boletim Focus. Na última semana, estava em 5,83%.

O mercado continua a acreditar em mais uma elevação de juros na última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) deste ano, no final de novembro. A taxa básica da economia brasileira deve encerrar o ano em 10%.

No radar dos economistas e instituições financeiras ouvidas pelo Banco Central na pesquisa semanal de expectativas, já aparece também a continuação do aperto monetário também em 2014, quando a Selic deve subir para 10,25%.

Neste ano, a economia deve crescer 2,5% na visão dos analistas de mercado, projeção que vem sem mantendo em patamar semelhante desde o início de outubro e foi confirmada.

Com números mais próximos de 2% no meio do ano, economistas passaram a traçar cenário mais otimista depois da surpresa positiva com a divulgação do PIB do segundo trimestre. O avanço de 1,5% no período superou as expectativas mais otimistas.

Deixe um comentário