Mercado eleva apostas para a inflação

A previsão passou de 6% para 6,02%

Poucos dias após o Banco Central (BC) anunciar novas medidas para conter o crédito – e, consequentemente, a inflação -, economistas ouvidos em pesquisa semanal feita pela instituição voltaram a elevar suas projeções para a alta de preços. Para 2012, as apostas passaram de 4,91%, na semana anterior, para 5%, mais longe do centro da meta oficial, de 4,5%.

Apesar de mais uma piora nas previsões, o BC vê pressão menor sobre o indicador. E não descarta novas medidas para atingir seu objetivo em 2012. A instituição também avalia ser possível alcançar um resultado melhor que os 5,6% previstos por sua própria diretoria para 2011.

Mas os economistas também pioraram suas apostas para este ano. A previsão passou de 6% para 6,02%. O BC acredita que o aumento dos juros e a tendência de queda no preço das commodities, a ser confirmada por um indicador divulgado pelo BC antes da próxima reunião do Comitê de Política Monetária, no dia 20, podem colaborar para a queda da inflação. Para o BC, um último aumento de juros vai reduzir as pressões inflacionárias.

Fonte: O Popular