Mercado aposta em alta de 0,5 ponto nos juros

O número de instituições que acredita em um novo aumento de 0,50 ponto porcentual na taxa básica de juros na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) de julho aumentou depois do discurso mais duro do diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), Luiz Awazu Pereira, na semana passada, e após a redução da meta fiscal, mostra a nova pesquisa do AE Projeções.

De um total de 70 participantes, 59 veem a Selic indo a 14,25% no encontro desta semana, enquanto 11 acreditam que o BC reduzirá o ritmo de alta para 0,25 ponto, com a Selic subindo a 14% ao ano.

No levantamento concluído dia 23, 44 casas estimavam elevação de 0,50 ponto e 27 esperavam 0,25 ponto neste encontro. No dia seguinte, em rápida consulta com o mercado, o AE Projeções constatou que os agentes que contavam com a diminuição da velocidade da alta dos juros para 0,25 ponto já estavam começando a migrar para a alta de 0,50 ponto.

Na avaliação da economista e sócia da Tendências Consultoria Integrada, Alessandra Ribeiro, o Copom deverá elevar a taxa básica de juro em 0,50 ponto porcentual. No cenário da consultoria, o ciclo de alta dos juros deve se estender até setembro, quando o Copom fará um novo aumento de 0,25 ponto porcentual.

Fonte: O Popular

Deixe um comentário