Lazer é o primeiro gasto a ser cortado do orçamento

Com aumento da inflação e redução do poder de compra, a classe C passou a selecionar as conquistas que quer manter e cortar os supérfluos. “Imaginávamos que cortariam primeiro os serviços, mas as escolhas são diferentes e seguem o que faz sentido para cada família”, explica o sócio-diretor da Plano CDE, Maurício de Almeida Prado. Comer fora de casa e o lazer foram os primeiros a serem cortados, antes de alimentos e serviços como TV a cabo, ensino privado e plano de saúde. E a estratégia, segundo ele, é primeiro reduzir consumo de algumas categorias, depois mudar de marca para só então deixar de comprar. “O lazer agora é em casa, para depois pensar nos gastos com produtos.”

Foi assim na casa do comprador de peças Carlos Henrique Souza, de 25 anos. Para ter o primeiro carro e conseguir não ficar devendo nada, ele e a esposa reduziram as saídas, os passeios, até a academia para conseguir não comprometer o orçamento e ter de cortar itens que julgam necessários para a família e, mesmo assim, sabe que terá de cortar mais. “A gente tem de cortar o desnecessário.”

Fonte: O Popular