Ipea descarta riscos de descontrole da inflação

O coordenador do grupo de análises e previsões do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Roberto Messenberg, afirmou que o mercado financeiro está fazendo terrorismo com a possibilidade de estouro da inflação. Segundo ele, não há chances de hiperinflação no Brasil e a estratégia alarmista é movida pelo temor em relação à nova agenda socioeconômica do governo Dilma Rousseff.

“Não há, nos fundamentos da nossa economia, possibilidade de que a inflação saia de controle”, diz. “Esta é uma estratégia terrorista das instituições financeiras para sabotar as mudanças da agenda econômica do Brasil, que caminha na direção contrária de seus interesses”, afirmou em coletiva no Rio.

Messenberg cita os fantasmas de Scrooge, de um conto de Natal de Charles Dickens, em que o personagem, um velho avarento, recebe a visita de fantasmas e suas análises terroristas.

O Ipea prevê que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fique entre 5% a 6% em 2011, acima do centro da meta (4,5%), mas dentro do teto estabelecido pelo governo (6,5%). Para o Ipea, o governo deve focar agora na elevação dos investimentos.

Fonte: O Popular