IPC-S registra queda em todas as capitais

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) registrou queda em todas as capitais.

O índice em Salvador passou de 0,58% para 0,49%, em Brasília foi de 0,07% para 0%, Belo Horizonte foi de 0,84% para 0,66%, Recife passou de 0,57% para 0,46%, Rio de Janeiro recuou de 0,58% para 0,35%, Porto Alegre foi de 0,57% para 0,55%, São Paulo passou de 0,7% para 0,53%.

A variação do IPC-S foi de 0,45% na segunda semana de junho, menor que a de 0,59% registrada na última divulgação, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). A maior contribuição para a desaceleração veio do grupo alimentação (0,6% para 0,29%), com destaque para o item hortaliças e legumes, cuja taxa passou de -0,32% para -4,3%.

Também registraram decréscimo os grupos saúde e cuidados pessoais (1,13% para 0,88%), despesas diversas (3,08% para 2,09%), habitação (0,87% para 0,8%) e comunicação (0,24% para 0,19%).

Já os grupos transportes (-0,32% para -0,18%) e vestuário (0,62% para 0,66%) apresentaram acréscimo nas taxas de variação. Educação, leitura e recreação repetiram o mesmo índice, de -0,08%.