INSS garante mais do que aposentadoria

São Paulo – Profissionais liberais não são obrigados a contribuir para a Previdência Social e podem direcionar o dinheiro para investimentos que vão garantir uma renda mensal na aposentadoria. Mas os fundos de previdência privada substituem as contribuições para o INSS? A aposentadoria do INSS, impactada pelo fator previdenciário – índice que reduz o benefício de quem se aposenta cedo-, é pequena, afastando o interesse de parte dos profissionais.

Mas, por outro lado, o instituto oferece outros pagamentos em caso de incapacidade de trabalho que dificilmente são encontrados em planos privados. Neste caso, a contribuição ao INSS poderia funcionar como um “seguro”, tanto para quem tem carteira assinada como para os profissionais liberais.

Um desses “seguros” é o auxílio-doença, benefício pago aos segurados que precisam se afastar do trabalho por mais de 15 dias por motivo de doença ou acidente.

Fonte: O Popular