SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS E DE MATERIAL ELÉTRICO DE GOIÂNIA – SINDMETAL – GO

Menu

Inflação reduz confiança da indústria

O empresário goiano está mais apreensivo com a situação das indústrias diante do cenário econômico vivenciado no País nos últimos meses

O empresário goiano está mais apreensivo com a situação das indústrias diante do cenário econômico vivenciado no País nos últimos meses. Segundo levantamento da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) recuou 2,1 pontos em abril, comparado com o mês anterior – caiu de 66 para 63,9 pontos.

O quadro também é menos otimista se comparado com abril de 2011, quando o Icei era de 69,1 pontos.

O economista da Fieg, Cláudio Henrique de Oliveira, afirma que a apreensão do empresariado está relacionada ao atual cenário de inflação, que levou o governo a tomar medidas de contenção, restringindo o crédito e elevando a taxa de juros.

A este fatores, o especialista ainda acrescenta a redução da competitividade dos produtos nacionais para os importados devido à desvalorização do dólar.

Cenário
Com a redução da confiança, é provável que os empresários adiem possíveis investimentos na ampliação das indústrias (compra de máquinas e contratação de funcionários, por exemplo) até que o cenário econômico como um todo se mostre mais favorável, explica o economista.

Vale ressaltar que, apesar da insegurança, o Icei aponta um quadro ainda otimista, visto que está acima 50 pontos.

“Atualmente, o cenário econômico no Brasil requer mais atenção e isso repercute um sinal de alerta, não de freio”, destaca o economista Cláudio Henrique.

Fonte: O Popular

Deixe um comentário