Inflação pelo IPC-S recua na terceira semana de junho, diz FGV

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) recuou na terceira semana de junho, variando 0,83%, 0,03 ponto percentual abaixo da taxa da segunda semana do mês, que ficou em 0,86%. Os números foram divulgados nesta terça-feira (23) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Na terceira semana deste mês, cinco das oito classes de despesa componentes do índice apresentaram decréscimo em suas taxas de variação. A maior contribuição partiu do grupo educação, leitura e recreação (0,86% para 0,52%), com destaque para o item salas de espetáculo, cuja taxa passou de 3,86% para -0,17%.

Também registraram decréscimo em suas taxas de variação os grupos vestuário (0,65% para 0,44%), alimentação (1,04% para 0,98%), saúde e cuidados pessoais (0,88% para 0,79%) e habitação (0,71% para 0,70%).

Em contrapartida, apresentaram acréscimo os grupos transportes (0,11% para 0,23%), comunicação (0,13% para 0,33%) e despesas diversas (6,02% para 6,08%).

Veja a variação de alguns itens:

Roupas (0,77% para 0,45%)

Hortaliças e legumes (8,58% para 4,01%)

Medicamentos em geral (0,7% para 0,4%)

Tarifa de eletricidade residencial (0,86% para 0,36%)

Automóvel novo (0,31% para 0,66%)

Mensalidade para TV por assinatura (0,77% para 1,02%)

Jogo lotérico (47,05% para 48,77%)