Inflação do aluguel sobe 1,17% em abril

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 1,17% em abril ante 0,98% em março, informou nesta quarta-feira a Fundação Getulio Vargas. O indicador é usado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia e aluguel de imóveis. Em relação a abril de 2014, a variação foi de 0,78%. No acumulado de doze meses, o índice teve alta de 3,55%.

O IGP-M é composto pelos índices de Preços ao Produtor Amplo (IPA), Preços ao Consumidor (IPC) e de Custo da Construção (INCC).

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado, avançou 1,41% em abril. No mês anterior, ele avançou 0,92%. Segundo a FGV, contribuiu para este incremento a alta nos preços dos alimentos processados, que passou de 0% em março para 2,03% em abril.

Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), conhecido como inflação do atacado, subiu 0,75%, em abril, variação menor do que a verificada em março, de 1,42%. Isso porque cinco das oito categorias de despesas que compõem o índice tiveram decréscimo, sendo a principal delas a de Habitação, cuja taxa passou de 16,84% para 6,05%.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que tem peso menor no índice, variou de 0,36% para 0,65%.

Fonte: Veja