Governo confirma para 25 de abril leilão para contratar energia

O Ministério de Minas e Energia confirmou para 25 de abril o leilão em que as distribuidoras vão poder contratar, das geradoras, energia com fornecimento imediato. A decisão consta de portaria publicada na edição desta segunda-feira (24) do Diário Oficial da União.

A realização desse leilão é uma das medidas do plano anunciado pelo governo em 13 de março para socorrer as distribuidoras de energia e que também detalhou como vai ser divido, entre Tesouro e consumidores, a conta pelo uso mais intenso, em 2014, das usinas termelétricas, cuja produção é mais cara.

Nesse leilão, o governo espera que as distribuidoras consigam contratar, a preços mais baixos, toda a energia que hoje eles precisam comprar no mercado à vista, onde o valor do megawatt-hora chegou a patamar recorde neste início de ano devido à queda no nível dos principais reservatórios de hidrelétricas do país, resultado da falta de chuvas.

Essa medida é importante porque o gasto extra que as distribuidoras estão tento com a compra de energia no mercado à vista vai depois ser repassado aos consumidores via conta de luz.

Fonte: G1

Deixe um comentário