Exposição sobre questões trabalhistas celebra 70 anos da CLT

Em comemoração aos 70 anos da promulgação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o Museu da República, no Rio de Janeiro, abre nesta sexta-feira (15), uma exposição sobre o histórico das questões trabalhistas desde o século XIX.

Entre os itens inéditos expostos na mosta “Trabalho, Luta e Cidadania: 70 anos da CLT” estão a primeira carteira de trabalho emitida no Brasil, cujo titular era o então presidente Getúlio Vargas; o primeiro exemplar impresso da CLT; e o capacete e óculos que foram presenteados ao ex-presidente Lula em visita oficial a um poço de petróleo na bacia de Campos, em 2007.

Disposta em três salas, a exposição aborda a questão do trabalho desde meados do século XIX até os dias de hoje, descrevendo as conquistas e dificuldades dos trabalhadores ao longo deste período

A exposição mostra o início das lutas dos trabalhadores, as reivindicações acerca do trabalho feminino e infantil e as primeiras leis conquistadas no contexto da Revolução de 1930.

Questões atuais também são colocadas, como a exploração da mão de obra infantil e o trabalho escravo; os trabalhadores domésticos e suas recentes conquistas; o novo papel da mulher nas relações produtivas; as consequências da desregulamentação trabalhista; os trabalhadores informais; as mudanças na CLT; e o efeito da internet e da globalização no mercado de trabalho formal.

A exposição fica em cartaz até 18 de maio de 2014.

Exposição: “Trabalho, Luta e Cidadania: 70 anos da CLT”

Onde: Museu da República. Rua do Catete, 153, Rio de Janeiro. Tel. (21) 3235-3693 / 5334 / 5236

Quando: de 15 de nov. a 18 de mai. De terça a sexta, das 10h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h.

Entrada gratuita.

Fonte: Folha On line