SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS E DE MATERIAL ELÉTRICO DE GOIÂNIA – SINDMETAL – GO

Menu

Efeitos da crise esfriam indústria local neste ano

A indústria metalmecânica recuou nos primeiros meses do ano e não deve crescer até dezembro

O primeiro semestre de 2012 contrastou com o bom momento da economia de Caxias do Sul. A indústria metalmecânica recuou nos primeiros meses do ano e não deve crescer até dezembro.

Houve demissões e casos de concessão de férias coletivas a empregados por causa da fraca demanda. A crise econômica internacional e o baixo crescimento do país são apontados como as causas.

O empresário Getúlio Fonseca, presidente do Sindicato da Indústria Metalúrgica e Mecânica, diz que há o temor de “perder a gordura acumulada” no período de expansão dos anos anteriores.

“Poderíamos estar bem na exportação, mas o mercado não está comprando. A Argentina está fechada, a Europa, em crise e, como consequência, a Ásia também.”

Em maio, a economia municipal cresceu 4,6% no total, mas a indústria registrou queda de 1,3% na comparação com o mesmo mês de 2011.

Apesar da importância do polo automotivo, a cidade diversifica atividades e também se destaca na indústria de plástico e na agropecuária.

“Nos anos 1980 e nos 1990, a região não sofreu [com as crises]. Criaram-se novos ramos”, afirma a pesquisadora Áurea Breitbach.

Fonte: Folha.com

Deixe um comentário