Economia continuará se expandindo neste 1º semestre, aponta Serasa

Indicador de Perspectiva Econômica cresceu 0,1% em dezembro. Foi a sétima elevação mensal consecutiva do indicador

A economia brasileira deverá continuar se expandindo ao longo do primeiro semestre deste ano, aponta o Indicador Serasa Experian de Perspectiva Econômica, que cresceu 0,1% em dezembro de 2010 na comparação com novembro, divulgou nesta quarta-feira (23) a empresa.

Foi a sétima elevação mensal consecutiva deste indicador, que atingiu o valor de 100,9.

De acordo com a Serasa, o indicador tem a propriedade de antever os movimentos cíclicos da atividade econômica com seis meses de antecedência. “Esta sequência de elevações mensais do Indicador Serasa Experian de Perspectiva Econômica em região superior ao nível 100 aponta que a economia brasileira deverá continuar se expandindo ao longo do primeiro semestre deste ano”, diz a empresa, em nota.

O indicador revela que as medidas antiinflacionárias até agora tomadas pelo governo (medidas macroprudenciais de restrição ao crédito, elevação da taxa Selic e cortes no orçamento da União) perecem ter sido insuficientes para produzir uma desaceleração mais significativa da economia, dizem os economistas da Serasa. “Muito provavelmente, tais medidas necessitarão ser intensificadas ao longo dos próximos meses, particularmente através de elevações adicionais da taxa Selic”, diz a nota.