Direção do sindicato realiza primeiro treinamento de Cipa

A direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba realizou nos dias 7 e 8 de abril o primeiro treinamento de Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) organizado pelo sindicato. Foram treinados e certificados cinco funcionários da Tecn-Serv. A capacitação da Cipa é meta da direção e novos treinamentos deverão ocorrer na sede do sindicato.

O diretor de Comunicação do sindicato, Antonio Erneto de Souza, que também é técnico de segurança do trabalho e meio ambiente, ministrou o curso de dois dias juntamente com o técnico de segurança da Tecn-Serv, Flávio Inácio.

Para Ernesto, a medida favorece a formação das Cipas nas empresas metalúrgicas de um modo geral. “O ideal é que toda fábrica tenha Cipa, mesmo aquelas não têm exigência legal. Na Tecn-Serv já havia a comissão e essa ação conjunta possibilitou que os novos membros tivessem sua capacitação. Nós nos propomos a realizar esse curso para estimular as fábricas a formarem a sua comissão. O número de acidentes nas fábricas de Pinda têm aumentado e todos ganham com a atuação da Cipa.”

Segundo o presidente do sindicato, Antonio Romeu Martins, a realização do curso de Cipa pelo sindicato é meta da direção e novos treinamentos deverão ocorrer. “Parabéns aos novos membros da Cipa na Tecn-Serv e a todos que contribuiram com esse processo. Deixo aqui o convite para que funcionários de outras empresas que estiverem interessados entrem em contato com o sindicato.”

A formação da Cipa é um direito garantido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e regido pela Norma Regulamentadora NR-05. A direção do sindicato sempre acompanha e fiscaliza o processo de formação das Cipas.

A Tecn-Serv emprega 70 funcionários na caldeiraria e usinagem de materiais.

Fonte: Diário de Taubaté