Dilma comanda primeira reunião do ‘Conselhão’ após um ano e meio

Após um ano e meio, a presidente Dilma Rousseff comandará nesta quinta-feira (28) a primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico, o “Conselhão”, no Palácio do Planalto. O encontro faz parte da estratégia do governo federal para encontrar alternativas que o levem o Brasil a superar a crise.

Criado em 2003 no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o conselho é presidido por Dilma. Neste ano, ele passa a ser composto por 92 integrantes – antes eram 90 – que representam empresários, movimentos sociais, sindicatos e a sociedade civil. A última reunião do grupo ocorreu em junho de 2014.

Na noite desta quarta-feira (28), o governo divulgou a lista completa do grupo, prevista para ser publicada no “Diário Oficial da União” desta quinta. A lista foi concluída horas antes, depois de passar por revisão da presidente Dilma Rousseff. Segundo o governo, o conselho foi renovado em 70% dos integrantes. (veja lista completa ao final desta reportagem)

Entre os nomes que deixaram o Conselhão, estão os empresários Marcelo Odebrecht e José Carlos Bumlai, presos pela Polícia Federal na Operação Lava Jato. Nesta primeira reunião do Conselhão em 2016, a presidente quer colocar em pauta meios de retomar o crescimento econômico sem elevar ainda mais a inflação. O tema do encontro será “Caminhos para o desenvolvimento brasileiro”.

O objetivo da presidente é coletar sugestões dos conselheiros que possam ser incorporadas em projetos que o governo pretende encaminhar ainda no primeiro semestre ao Congresso Nacional.Conforme o G1 havia mostrado, esta será a primeira vez que as empregadas domésticas terão uma representante no conselho, Creuza Oliveira, presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad).

O ator Wagner Moura, que também passou a integrar o grupo, não estará presente à reunião desta quinta porque está na Colômbia gravando a segunda temporada da série “Narcos”, que retrata a vida do traficante Pablo Escobar.

Além deles, estão entre os conselheiros Robson Andrade (CNI), Cláudia Sender (TAM), Frederido Fleury (Embraer), Miguel Nicolelis (neurocientista), Roberto Setúbal (Itaú), Viviane Senna (Instituto Ayrton Senna) e Abílio Diniz (BRF).

Programação

Conforme a programação prevista para esta quinta,o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, fará o discurso de abertura do encontro e dará posse aos novos conselheiros.

Após a fala de Wagner, representantes dos empresários e da sociedade discursarão. Pelo lado das empresas, se pronunciarão Luiza Trajano (Magazine Luiza),  Luiz Moan (Anfavea), Luiz Trabuco (Bradesco) e Márcio Lopes (OCB).

Já do lado das entidades da sociedade civil, vão falar Carina Vitral (UNE), Vagner Freitas (CUT), Miguel Torres (Força Sindical) e Alberto Broch (Contag).

No encontro, após essas declarações, se pronunciarão os ministros Alexandre Tombini (Banco Central), Nelson Barbosa (Fazenda), Armando Monteiro Neto (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Kátia Abreu (Agricultura) e Valdir Simão (Planejamento).