Desemprego fechou 2013 em 7,1%

Rio – A taxa de desemprego média no País foi de 7,1% em 2013, resultado menor do que o verificado no ano anterior, de 7,4%, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As mulheres são maioria entre os desocupados e inativos no Brasil, enquanto os jovens enfrentam mais dificuldade para conseguir uma vaga do que as demais faixas etárias. A pesquisa nacional também confirma uma maior saída de pessoas do mercado de trabalho. No quarto trimestre de 2013, houve aumento de 2% na população que estava fora da força de trabalho em relação ao mesmo período do ano anterior, o equivalente a 1,233 milhão de pessoas migrando para a inatividade no período de um ano.

Os dados nacionais guardam semelhanças com os resultados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), também apurada pelo IBGE, mas referente apenas às seis principais regiões metropolitanas do País. No entanto, a taxa de desemprego veio consideravelmente maior no total nacional. A PME encerrou 2013 com taxa de desocupação média de apenas 5,4%.

Fonte: O Popular