Consumo cai no carnaval e eleva nível de reservatórios

A redução do consumo de energia durante o feriado do carnaval contribuiu para a ligeira melhora no nível dos reservatórios das hidrelétricas. O volume de água armazenado no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o mais importante do País, encerrou ontem em 34,7% da capacidade, estável em relação ao dia anterior. No acumulado de março, o subsistema registra uma modesta recuperação no nível de armazenamento, de 0,1 ponto porcentual. As informações foram divulgadas ontem, pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Mesmo assim, a situação dos reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste é bastante crítica. O nível de água armazenado é o mais baixo desde 2001, ano do racionamento de energia. Há um ano, os reservatórios estavam no mesmo dia, 5 de março, com 46,6% da capacidade total, com tendência de recuperação. No momento, não é possível dizer se a ligeira recuperação mostrada nesses últimos dias irá se manter nos próximos dias, mesmo com a melhora nas chuvas neste mês.

Comportamento semelhante foi registrado nos reservatórios do Nordeste, que fecharam ontem em 42,2% da capacidade total. Isso representou um acréscimo de 0,1 ponto porcentual em relação ao nível do dia anterior. No mês, os reservatórios da região acumulam ganho de apenas 0,1 ponto porcentual.

Fonte: O Popular

Deixe um comentário