Confiança do consumidor fica abaixo da média histórica pelo 14º mês

A confiança do consumidor ficou estável em março, na comparação com o mês anterior, passando de 107,1 para 107,2 pontos, uma variação de 0,1%. Com o resultado, o índice manteve-se abaixo da média histórica, de 116,3 pontos, pelo 14º mês consecutivo. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (26) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

A leve alta foi determinada pela melhora da avaliação do consumidor em relação ao momento presente. O Índice da Situação Atual (ISA) avançou 1,3%, para 113,8 pontos, após acumular perdas de 6,1% nos três meses anteriores.

Em relação ao futuro, o pessimismo persiste. O Índice de expectativas (IE) recuou pelo quarto mês seguido, em 0,5%, para 104,0 pontos, o mais baixo desde maio de 2011 (103,9), segundo a FGV.

A fatia dos consumidores que avaliam a situação econômica como boa aumentou de 15,2% para 15,6%, enquanto a dos que a julgam ruim diminuiu de 41,0% para 39,5%.

Em relação às expectativas para os próximos meses em relação à economia, os consumidores seguem pessimistas. O indicador que mede o grau de otimismo em relação à situação econômica futura caiu para 98,4 pontos, o menor nível desde março de 2009 (95,9). A parcela de consumidores projetando melhora diminuiu de 26,0% para 25,0%; a dos que preveem piora aumentou de 26,5% para 26,6%.