Confiança do consumidor cai em abril, diz CNI

O índice de confiança do consumidor medido pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias) recuou 1,0% no mês de abril ante março, para 99 pontos, após ter registrado estabilidade no mês anterior. Com isso, o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) acumulou queda de 9,3% no ano e está 8,9% menor do que o registrado em abril de 2014.

Pelo segundo mês , os componentes do Inec mostram, em sua maioria, variações expressivas em relação ao mês anterior. Na comparação com março de 2015, os índices de expectativa de inflação e de desemprego recuam, indicando maior preocupação do consumidor com o cenário macroeconômico.

Ante o mesmo mês de 2014, a maior queda de abril foi a de expectativas em relação ao desemprego, com recuo de 19,7% A confiança com a situação financeira teve a segunda maior queda na mesma base de comparação em abril: 13,4%.

Por outro lado, este mesmo índice teve evolução positiva de 7,7% na comparação com março deste ano. O índice de expectativa da própria renda também cresceu ante o mês anterior, com alta de 11,9%. Além disso, o índice de endividamento ficou praticamente estável.

Fonte: G1

Deixe um comentário