Confiança do comércio cai 2,1% no trimestre até março, diz FGV

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) caiu 2,1% na média do trimestre encerrado em março frente ao mesmo período do ano anterior, ao passar de 121,7 pontos para 119,2 pontos, informou nesta segunda-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV).

No resultado anterior, referente ao período de três meses findos em fevereiro, houve queda de 1,2%, o que segundo a FGV “indica uma diminuição relativa da confiança do setor”.

O Índice de Situação Atual (ISA-COM) mostrou queda de 8,0% no período de três meses até março ante o mesmo período do ano anterior, a maior variação negativa nesta base de comparação desde novembro de 2013 (-9,8 por cento), para 91,5 pontos. Mas o Índice de Expectativas (IE-COM) avançou 2%, para 146,9 pontos.

“O resultado da pesquisa sinaliza, portanto, que o setor continua em ritmo entre fraco e moderado de atividade ao final do primeiro trimestre de 2014”, destacou a FGV.

Por sua vez, o setor de varejo restrito teve baixa de 0,9% no trimestre concluído em março na comparação com o mesmo período do ano passado.

No varejo ampliado, setor que inclui veículos, motocicletas, partes e peças, a confiança recuou 2,7%, enquanto no Atacado houve queda de 0,5% no trimestre até março.