Caminhões levam conceitos sobre consumo de energia

A educação é o melhor caminho para mudar comportamentos

A educação é o melhor caminho para mudar comportamentos. Cientes disso, empresas do setor elétrico, entre elas distribuidoras e fabricantes de equipamentos, estão investindo em unidades móveis para a realização de palestras e demonstrações. No geral são caminhões de grande porte que circulam pelas cidades brasileiras com o objetivo de levar conhecimento relacionado ao consumo eficiente de energia.

Um dos projetos é o da Siemens, multinacional de origem alemã que atua em diversas áreas, entre elas a energética. Dentro da carreta, que já percorreu mais de 14 mil quilômetros e atendeu cerca de 5 mil pessoas, são demonstradas tecnologias que visam reduzir o consumo de empresas de setores como automotivo, alimentos e bebidas, químico, papel e celulose, metalurgia, mineração e petróleo e gás. Ao entrar no veículo o visitante conhecerá alguns produtos e serviços comercializados pela companhia.

“Um dos passos mais importantes é o gerenciamento transparente da produção, por meio de relatórios. É muito importante conhecer a operação para identificar meios de reduzir o consumo ou aumentar a disponibilidade da energia”, explica Bruno Abreu, especialista em eficiência energética da Siemens.

Já a CPFL Energia, concessionária que atua no interior paulista, possui o programa 'CPFL nas Escolas'. Uma das ferramentas utilizadas é um caminhão dotado de uma série de equipamentos usados para demonstrar as origens da geração de energia elétrica e como utilizar este insumo de maneira inteligente. A apresentação da unidade móvel para os alunos, professores e a comunidade é a fase final do CPFL nas Escolas. Ao longo dos últimos seis meses foram formados capacitadores que disseminaram boas praticas de consumo de energia elétrica. Neste período, mais de quinhentos estudantes do 2º ao 5º ano de ensino fundamental da rede pública municipal foram treinados.

O CPFL nas Escolas está sendo realizado em quase 500 escolas municipais nas cidades da área de atuação das distribuidoras CPFL Paulista e CPFL Piratininga. Na região atendida pela CPFL Paulista, por exemplo, 35 municípios serão contemplados pelo projeto: mais de 1.500 educadores de 293 instituições de ensino municipal serão capacitados e 50 mil alunos beneficiados.

Na Bahia, por sua vez, um caminhão da Coelba, concessionária que atua no Estado, leva até os municípios do interior e a bairros populares da capital o 'Projeto Nova Geladeira', que conta com palestras educativas, serviços comerciais, além de realizar o cadastro na Tarifa Social, benefício do Governo Federal que concede descontos de até 65% na conta de energia para famílias de baixa renda. Com salas climatizadas, cadeiras e balcões, o objetivo da unidade móvel é facilitar o atendimento aos clientes, além de divulgar informações sobre o uso racional e seguro da energia elétrica. É possível realizar, ainda, o pedido de geladeiras novas. Incentivando a substituição desses eletrodomésticos antigos a concessionária pretende racionalizar o uso da energia.

Fonte: Terra.com

Deixe um comentário