Calor puxa consumo de energia elétrica em janeiro 2014.

O consumo nacional de  energia elétrica atingiu 40.251 gigawatts-hora (GWh) em janeiro, montante 4,9% superior ao registrado no mesmo mês do ano anterior.

O consumo industrial avançou 0,9% ante janeiro de 2013, ainda impactado negativamente pela fraca atividade de alguns segmentos do setor de metalurgia, mas ajudado pelo desempenho da indústria no Sul do país.

A ocorrência de altas temperaturas, que intensificou a utilização de aparelhos de climatização, impulsionou sobremaneira o consumo de energia elétrica nas residências, e também no setor de comércio e serviços, que atingiu patamar recorde, sobretudo no Sul do pais. As vendas de aparelhos acumuladas de 2010 até 2013 já somam mais do que o total vendido na primeira década dos anos 2000.  Destaca-se também, como efeito das altas temperaturas, o crescimento do consumo nas áreas rurais (+10,7%),  refletindo o aumento do uso de irrigação, principalmente no  Sul.

Fonte: O Serrano