SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS E DE MATERIAL ELÉTRICO DE GOIÂNIA – SINDMETAL – GO

Menu

Busca das empresas por crédito cai 5,2% em 2012, diz Serasa

Foi o primeiro recuo anual do indicador desde 2009. Demanda das micro e pequenas empresas recuou

A demanda de empresas por crédito recuou 5,2% em 2012, segundo informou nesta terça-feira (22) o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito. De acordo com a pesquisa, foi o primeira recuo anual do indicador desde 2009, quando, em função dos impactos da crise financeira internacional, a demanda das empresas por crédito havia caído 4,4%.

Neste ano, as micro e pequenas empresas, cuja demanda caiu 6,2%, puxaram a baixa do indicador. Na contração, as médias empresas expandiram a sua demanda por crédito em 11,6% e as grandes, 14,6%.

“É importante ressaltar que em momentos de maior instabilidade no cenário externo, as empresas de maior porte deixam de contar com algumas fontes mais baratas de financiamento (mercado de capitais, emissões diretas no exterior etc.) e aumentam a sua busca por crédito junto às fontes bancárias domésticas, deslocando a demanda por crédito das micro e pequenas empresas. Este movimento, que havia ocorrido em 2009, acabou também se verificando em 2012”, disse a Serasa.

Na avaliação dos economistas da Serasa Experian, o enfraquecimento do crescimento econômico doméstico e as adversidades do cenário internacional foram os principais responsáveis para que, em 2012, a demanda das empresas por crédito apresentasse o seu pior resultado de toda a série histórica.

O setor de serviços registrou o menor recuo em termos de demanda de suas empresas por crédito no ano de 2012: queda de 3,5% em relação ao ano de 2011. O setor industrial, apesar de ter sido beneficiado com uma série de incentivos fiscais governamentais, apresentou queda de 5,3% em sua demanda por crédito no ano passado. O setor de comércio, recuando 6,7%, foi o que acusou a maior retração na busca por crédito em 2012.

Fonte: G1.com

Deixe um comentário