BC fará leilões de venda de dólares após moeda encostar em R$ 3,96

O Banco Central anunciou que fará leilões de venda de dólares com compromisso de recompra na próxima semana, após a moeda norte-americana encerrar esta sexta-feira (18) no segundo patamar mais alto da história, impulsionada por incertezas quanto à capacidade do Brasil reequilibrar as contas públicas.

Os chamados leilões de linha ocorrerão na segunda-feira (21), com oferta total de até US$ 3 bilhões. A liquidação das operações de recompra pelo BC ocorrerá em 4 de abril de 2016 para o leilão “A” e em 5 de julho de 2016 para o leilão “B”.O BC voltou a fazer esse tipo de operação no fim de agosto, em meio à forte escalada do dólar ante o real, alimentada principalmente por turbulências políticas e inconstâncias do governo quanto à meta de economia para pagamento de juros da dívida pública.

A situação foi recentemente agravada pela perda do país do selo de bom pagador pela agência de classificação de risco Standard & Poor's.

Nesta sexta, o dólar avançou 1,96%, a R$ 3,9582 na venda, maior nível desde 10 de outubro de 2002, quando a moeda norte-americana encerrou na máxima histórica de R$ 3,99, pressionado por rumores e especulações sobre mais um rebaixamento do Brasil.

No mês, o avanço da divisa norte-americana já soma 9,1%.

Os leilões de linha do BC vão acontecer em duas etapas. O leilão “A”, com recompra em 4 de abril, acontecerá entre 10h20 e 10h25, ao passo que o leilão “B”, com recompra em 5 de julho, ocorrerá das 10h40 às 10h45, divulgou a autoridade monetária.

Cada instituição credenciada pelo BC poderá apresentar até três propostas para cada leilão.

A taxa de câmbio utilizada para venda de dólares pelo BC será a estipulada para venda pelo boletim das 10h do dia do leilão.