Bancários fazem manifesto contra independência do BC

Os bancários fizeram, na tarde de ontem, uma ato em frente ao prédio do Banco Central (BC), na Avenida Paulista, região central de São Paulo, contra a independência da instituição. Ao mesmo tempo, atos ocorreram em frente às filiais do BC no Rio de Janeiro, em Curitiba, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador, Porto Alegre e na sede em Brasília.

De acordo com a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Juvandia Moreira, a categoria é contra a independência do BC, porque isso significaria entregar decisões importantes como a inflação, moeda e taxa de juros ao mercado e aos bancos. “Questões que têm grande impacto no emprego e na vida da população e não podem estar nas mãos de apenas um setor da sociedade”, disse.

Os bancários entraram na última quarta-feira (1º) em greve e segundo o balanço divulgado pelo sindicato, 571 locais de trabalho (sendo 12 centros administrativos, duas contingências e 557 agências) fecharam ontem. A estimativa é que cerca de 35 mil trabalhadores participam das paralisações. Durante todo o período de greve, o autoatendimento continua funcionando normalmente.

“A paralisação ganhou a adesão de um importante setor estratégico que é o call center. A greve só vai acabar quando os bancos apresentarem uma proposta que contemple aumento real, valorização nos pisos e soluções para questões de saúde e condições de trabalho. Aguardamos uma resposta da Fenaban”, explicou.

Fonte: Diário da Manha