Atividade industrial recua até abril, mas faturamento tem alta, diz CNI

Indicadores seguem mostrando ‘desaquecimento’ em abril, avalia CNI. Emprego industrial tem queda em abril, mas aumento na parcial do ano.

O nível de atividade industrial, registrado por meio das horas trabalhadas na produção, registrou queda de 1,8% nos quatro primeiros meses deste ano, o que representa o maior recuo, para este período, desde 2009 (-9%), informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta terça-feira (3). Em doze meses até abril, a retração foi maior ainda: 5,9%.

A queda do nível de atividade industrial ainda não chegou, entretanto, no faturamento da indústria. De acordo com números da entidade, o faturamento real subiu 0,7% de janeiro a abril de 2014, contra o mesmo período do ano passado. O emprego na indústria, por sua vez, cresceu 1,2% nesta comparação, enquanto a massa salarial registrou expansão de 5,3%.

Dados de abril

Somente em abril deste ano, os números da CNI mostram que a atividade industrial (horas trabalhadas na produção) registrou estagnação (queda marginal de 0,1% sobre março), ao mesmo tempo em que o faturamento real teve alta de 2,7%. O emprego no setor recuou 0,6% e a massa salarial média caiu 1,3%.

“Os dados da indústria em abril seguem mostrando desaquecimento da atividade, como sinalizado em março. A diferença mais significativa entre os resultados dos dois meses é que o faturamento real retomou o crescimento modesto em abril, com alta de 2,7%, dando sequência a sua trajetória de volatilidade em 2014”, avaliou a Confederação Nacional da Indústria.

Uso do parque fabril

Já o nível de uso do parque fabril (utilização da capacidade instalada), após ajuste sazonal, somou 81,1% no fim do mês de abril – mesmo patamar do mês anterior. Frente a abril de 2013, porém, houve uma queda de 2,1 pontos percentuais neste indicador, informou a CNI. “Comparando a média do primeiro quadrimestre de 2014 [janeiro a abril], com a de 2013, a retração é de 1,2 ponto percentual”, acrescentou a entidade.