Aneel vai elevar conta de luz em até 1%

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reduziu de 4,6% para menos de 1% o valor de um reajuste adicional da conta de luz previsto para este ano. O aumento tem o objetivo de compensar parcialmente as empresas distribuidoras, que vendem as energias diretamente para as famílias, pelos gastos com a compra de eletricidade gerada pelas usinas termoelétricas, cujo preço é maior que o das hidrelétricas, e aquisição no mercado livre, onde o custo é ainda maior.

O reajuste menor que o previsto inicialmente se deu com a redução do déficit de um encargo setorial que banca o desconto de 20% anunciado pelo governo em 2012. Chamado de Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), este fundo canaliza o dinheiro para as distribuidoras de energia comprarem energia de termoelétricas, entre outras destinações. Havia previsão de que o déficit deste fundo chegaria a R$ 5,6 bilhões, mas nesta segunda a agência reguladora cortou o valor para R$ 1,669 bilhão No fim, será este o valor cobrado este ano de todos os consumidores residenciais e industriais para arcar com a energia mais cara das usinas térmicas e do mercado livre.

A Aneel, porém, não informou o porcentual de aumento da tarifa para os consumidores. Indicou apenas que será “menor que 1%”. Segundo o economista-chefe da MCM Consultores Associados, Fernando Genta, a conta de luz deve sofrer um reajuste de 0,6% para bancar este déficit da CDE. O aumento pode representar um impacto de 0,02 ponto porcentual na composição do índice oficial de inflação do País, o IPCA.

Essa é apenas uma parte das despesas. Com a estiagem prolongada e o consumo em alta, o setor precisa de uma injeção de R$ 12 bilhões neste ano, de acordo com o governo.

Fonte: O Popular